Emblema   |   Adeptos   |   Casas / Filiais   |   Presidentes   |   Eusébio Cup   |   Corrida António Leitão   |   Torneio Carlos Nobre   |   +


Ténis de Mesa - Seniores - Masculino - Fundação

       Histórico        

 Títulos    |    Fundação 

O Ténis de Mesa do Sport Lisboa e Benfica surgiu em 1928.

A 29 de Janeiro de 1928, o Sport Lisboa e Benfica realizava o seu primeiro jogo na modalidade, tendo como adversário a equipa da AE Faculdade de Ciências, com o resultado a cifrar-se numa gorda vitória dos adversários, por 14-2.

Em 1932, é fundada a Associação de Ping Pong de Lisboa, por um grupo de oito clubes de Lisboa incluindo o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, que só em 1933 viriam a disputar o primeiro dérbi "Benfica vs. Sporting", que teve lugar a 20 de Dezembro, e terminou com o triunfo dos benfiquistas por 5-2.

Entre 6 e 12 de Julho de 1935, a equipa do Sport Lisboa e Benfica que empreendera uma digressão à ilha da Madeira, realizou e venceu quatro encontros no Funchal, naquilo que se crê tenham sido os primeiros embates entre continentais e ilhéus.

No dia 7 de Dezembro de 1935, a equipa do Sport Lisboa e Benfica, constituída por Mário Santos, Ernesto Silva e Manuel Bispo, disputou o seu primeiro encontro internacional, derrotando copiosamente por 8-1 uma equipa vinda de Madrid.

Em 1945, teve lugar o primeiro Campeonato Nacional, e a equipa do Sport Lisboa e Benfica, constituída por Ernesto Silva, Francisco Campas e Oliveira Ramos, defrontou na final, realizada a 4 de Julho, o Académico do Porto. No final do encontro registou-se uma vitória dos benfiquistas, por 5-3, que lhes permitiu sagrarem-se como primeiros Campeões Nacionais da história do Ténis de Mesa português.

É nesse período que as equipas do Sport Lisboa e Benfica marcam forte hegemonia na modalidade, conquistando títulos nacionais colectivos em todas as classes, no que são imitados pelo seu rival histórico, o Sporting Clube de Portugal. Dos 156 títulos atribuídos nesse período o Sport Lisboa e Benfica conquistou 51, ou seja, 42,1% do total, números superiores às conquistas do rival, que no mesmo período correspondeu a 25,6% do total.

Do ponto de vista individual, esse período teve naturalmente nos representantes do Sport Lisboa e Benfica o expoente maior. É nesta fase que emerge o primeiro dos grandes nomes que marca a história da modalidade, Fernando Oliveira Ramos, que ainda hoje permanece como o recordista de títulos de Campeão Nacional de Singulares, com 8 títulos consecutivos entre 1949 e 1956, conquistando ainda 3 títulos de Campeão Nacional de Pares e 4 de Pares Mistos, o que perfez um total de 15 Campeonatos Nacionais.

 Texto resumido da história oficial do Ténis de Mesa da FPTM (Federação Portuguesa de Ténis de Mesa
Fotos: blogue "Em Defesa do Benfica"


√  Última actualização: 02-05-2017