Emblema   |   Adeptos   |   Casas / Filiais   |   Presidentes   |   Eusébio Cup   |   Corrida António Leitão   |   Torneio Carlos Nobre   |   +


domingo, 5 de fevereiro de 2017

Basquetebol - Benfica vence FC Porto e conquista a sua 11ª Taça da Liga

O SL Benfica venceu o FC Porto por 77-60, conquistando assim pela 11ª vez a Taça da Liga, 5ª designada "Hugo Dos Santos", sendo o clube com mais troféus. De destacar a grande eficácia dos "encarnados" no jogo exterior (16 triplos concretizados), o que se revelou fundamental para o avolumar do resultado. Mário Fernandes, base do Benfica, foi o MVP da final, com uma valorização de 22 (11 pontos, 10 assistências, 2 ressaltos e 1 roubo de bola).

Enorme espectáculo no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, protagonizado por SL Benfica e FC Porto. Os 'encarnados' viveram tarde de grande inspiração, sobretudo no lançamento exterior, e construíram uma vantagem larga desde muito cedo - os comandados inauguraram o marcador aos 43 segundos e nunca estiveram em desvantagem -, obrigando os 'azuis e brancos', vencedores do troféu na temporada passada, a andar atrás do resultado durante os quarenta minutos.

Carlos Lisboa não arriscou a entrada de Carlos Morais logo de início - o internacional angolano falhou a meia-final com dores numa coxa -, mas acabou por fazer entrar o extremo ainda durante o período inicial e Morais juntou-se a Mário Fernandes e Tomás Barroso no perímetro, zona de onde o Benfica converteu 11 triplos durante os primeiros vinte minutos. Ao intervalo, o resultado de 48-29 era, por isso, uma consequência natural da inspirada prestação dos atiradores 'encarnados'.

A segunda parte trouxe mais do mesmo e o FC Porto mostrou-se sempre incapaz de recuperar a desvantagem, pese embora alguns momentos positivos dos jogadores interiores, como Thomas Bropleh e Nick Washburn. Ainda assim, o Benfica continuou com a pontaria afinada dos 6,75 metros - terminou o encontro com 49% (16 triplos em 33 tentativas) - e carimbou, sem grandes dificuldades, o triunfo. Foi a quinta Taça Hugo dos Santos do historial do SL Benfica, que passa a somar mais duas do que o rival desta tarde.

Num jogo sem grande história devido à elevada eficácia das águias, destaque para as prestações individuais do MVP Mário Fernandes (11 pontos, 10 assistências, 2 ressaltos e 1 roubo de bola), Carlos Morais (14 pontos e 6 ressaltos), Tomás Barroso (14 pontos) e Raven Barber (8 pontos e 7 ressaltos). Pelos 'azuis e brancos', destaque para Thomas Bropleh (18 pontos e 5 ressaltos), Nick Washburn (13 pontos e 10 ressaltos), Brad Tinsley (10 pontos) e Sasa Borovnjak (8 pontos e 9 ressaltos).



Fonte da noticia: FPB (Site Oficial da Federação Portuguesa de Basquetebol)
Fotos: FPB (Facebook Oficial da Federação Portuguesa de Basquetebol)