Emblema   |   Adeptos   |   Casas / Filiais   |   Presidentes   |   Eusébio Cup   |   Corrida António Leitão   |   Torneio Carlos Nobre 


domingo, 22 de maio de 2005

Futebol - Benfica sagra-se campeão nacional após 11 anos de jejum

O SL Benfica sagrou-se campeão nacional, feito que não acontecia desde a época 1993/94, com 11 anos de jejum.

Na última jornada do campeonato nacional, com o SL Benfica e FC Porto separados por 3 pontos no topo da tabela classificativa, discutia-se ainda o primeiro lugar da prova que dava a conquista do título de campeão. As águias visitavam o Boavista FC, enquanto os dragões recebiam a Associação Académica de Coimbra.

Num jogo de grandes emoções, com o estádio do Bessa completamente lotado, Simão Sabrosa aos 38 minutos abriu o marcador de grande penalidade, abanando toda a estrutura boavisteira com os cânticos e euforias benfiquistas. Mas ainda antes do intervalo, aos 42 minutos, Éder coloca o marcador na igualdade gelando todas as euforias dos encarnados.

Na segunda parte, com uma igualdade no marcador a manter-se um resultado pouco seguro, sendo que um desaire como sofrer outro golo e sem resposta poderia pôr em causa a conquista do 31º campeonato do SL Benfica, também seria necessário o FC Porto vencer no Dragão à AA Coimbra, onde aos 60 minutos a vantagem no marcador acabaria por acontecer pelo pé de Ibson. No Bessa, um pouco por todo o país e pelo mundo, a palavra "sofrer" era o principal sinónimo de toda a nação benfiquista, e aos 89 minutos, Joeano da AA Coimbra desbloqueou todas as incertezas, marcando o golo do empate no estádio do Dragão.

A aposta do Presidente Luís Filipe Vieira na velha raposa "Giovanni Trapattoni" conseguiu finalmente pôr um ponto final neste longo jejum do clube da Luz,

SL Benfica finalmente campeão nacional!


Texto: Jorge Simões